Hoje (09/11), estarei no evento #plugnoar do blog Plugcitários conversando com outros profissionais de marketing digital sobre as redes sociais e a convergência midiática. :) A nossa mesa contará com a presença de Anna Terra (Arcos), Lucas David (Gruponove), Rodrigo Duguay (Kokku Games), Socorro Macedo (Le Fil) e Ubirajara Carratu (Carratu Publicidade).

Foto original: ellenm1

Um assunto que não poderá faltar nesse debate é a Social TV e o fenômeno da segunda tela. Por isso, já trouxe uma das perguntas do encontro para ser tema desse post do bus: qual plataforma social apresenta mais oportunidades para anunciantes e produtores de conteúdo? Facebook ou Twitter?


Antes, um pouco de Social TV...


Apesar da gente poder assistir TV sozinho, consumir conteúdo da telinha quase sempre foi um evento social. #QuemNunca sentou com amigos para ver um filme, ou deixou as notícias do Jornal Nacional de plano de fundo enquanto jantava com os famíliares e comentava os absurdos da política? 

Sua família ainda vê TV assim? Foto de 1958.

A diferença agora é que esse consumo deixou de ser realizado em um ambiente "hermeticamente fechado" (by Marcel Ayres). Aquele debate sobre qual o melhor candidato do #TheVoiceBR saiu da sala de estar e ganhou o mundo através das redes sociais. Esse comportamento de assistir TV e correr para comentar nas redes sociais é conhecido como Social TV. Ele cria para as marcas a possibilidade de serem vistas em ambas as mídias: no celular e na televisão. A distração no celular, que antes era um problema, virou oportunidade!

O usuário começa a achar que quem não está na conversa não está assistindo. Oo


O mercado global de publicidade faturou quase 500 bilhões de dólares em 2012. Boa parte desse valor (40%) está concentrado nos anúncios de TV, e esse cenário pouco vai mudar até 2015 como mostra a projeção abaixo. Porém, com a criação de novas tecnologias para explorar a Social TV, é provável que mais anunciantes da telinha venham também para as redes sociais. Além de Twitter e Facebook, o GetGlue, o Shazam e o ConnectTV serão alguns dos destinos dessa verba cross ou transmedia.


Quem vai receber as verbas dos anunciantes de TV? Facebook ou Twitter?


Nesse momento, Twitter e Facebook iniciam uma batalha em busca dos milhões das campanhas de televisão. E as armas dessa guerra são as features que cada um tem para melhor proporcionar a experiência de Social TV para consumidores e maior retorno para anunciantes. Mas quais os pontos positivos de cada plataforma?




Twitter: o passarinho saiu na frente


Desde o início do ano, o Twitter vem trabalhando na ferramenta Amplify para permitir que o anunciante sincronize os anúncios da TV em tempo real no microbloging. Com ela, um (mini) comercial de 6 segundos pode ser exibido antes de cada vídeo publicado no Twitter. É tipo um comercial de 140 caracteres. O programa ainda está restrito para alguns parceiros produtores de conteúdo (ESPN, Discovery, FOX, MTV...), mas já vem sendo utilizado. 

@NBA publica o replay de um lance no Twitter, e um mini-ads antecede o vídeo.


A plataforma também está se associando a parceiros estratégicos para entender melhor a Social TV e subsidiar os anunciantes com informações. Em agosto, a rede social firmou uma parceria com um dos principais institutos de pesquisa do mundo: o Nielsen. O objetivo é criar uma métrica para avaliar a audiência dos programas de TV através dos tweets. A meta é que o índice se torne tão importante quanto o "IBOPE" para a televisão. Monitorando quem está falando sobre a programação, a rede social pode conseguir dados mais preciso sobre a audiência.

E já que estamos falando sobre segunda tela, o Twitter é naturalmente mais mobile que o Facebook. Hoje, 75% dos usuários ativos acessam a rede pelo celular, segundo dados divulgados no IPO. O percentual de acessos mobile do Facebook beira 60%. A principal receita do microblog também vem dos smartphones e tablets.


 

 

Facebook: organizando a casa


Se Zuckerberg arrumar a sala, pode ser que os usuários fiquem para conversar sobre os programas de TV no Facebook. E é isso que ele está tentando fazer. O Face já vem se adaptando para promover o debate online: esse ano divulgou features como Trending Topics do Facebook e habilitou o uso de #hashtags.




Em setembro de 2013, o Facebook disponibilizou duas APIs importantíssimas para as marcas que desejam interagir e monitorar comentários na plataforma. Uma foi a Keyword Insights API. Ela consegue agregar o número total de posts que menciona um determinado termo e disponibiliza insights agrupando os resultados por gênero, idade e geolocalização. A outra foi a Public Feed API, que permite acessar um feed atualizado em tempo real com posts públicos contendo termos específicos.

Case da Mass Relevance com o Dancing with the Stars usando as APIs do Facebook

Se as inovações conseguirem engajar os telespectadores, o Facebook terá uma grande vantagem frente ao Twitter: o número de usuários. Na rede de Zuck, são mais de 1 bilhão de usuários ativos contra 252 milhões teclando em 140 caracteres no Twitter.


Complementares?


Apesar do Twitter ter uma nítida vantagem no volume de interação no momento que o programa está sendo exibido, as duas redes podem ter papéis complementares na estratégia dos produtores de conteúdo para TV e seus anunciantes. 

Enquanto o Twitter é ótimo para o durante, o Facebook vem se mostrando mais relevante para o depois. É na fanpage ou no próprio mural que a audiência vai comentar e recapitular o que aconteceu. Comigo mesmo já acontece isso! Sempre assisto os jogos de futebol acompanhando a timeline do Twitter, mas assim que o jogo acaba vou para grupos do Face ver as "resenhas esportivas" mais detalhadas e os memes que criam quando o time ganha ou perde.

Mas o que será que os convidados da mesa de "As redes sociais e a convergência midiática" acham? Será que eles possuem uma rede preferida para trabalhar as marcas com Social TV? Seria o Twitter? O Facebook? Ou estão apostando em alguma outra plataforma que "corre por fora"? 

Acompanhe as opiniões deles com: #plugnoar (no twitter ou no facebook, você escolhe)! :)

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