Se você for um micro ou pequeno empresário e deseja que alguém crie e gerencie seus anúncios para divulgar sua página ou o seu site através do Facebook, você vai precisar dar permissões na sua conta do Facebook Ads para outro usuário.

Essa informação é importante também para o freelancer ou agência que gerencia os anúncios no Facebook de vários clientes. Controlar diversas contas de ads num cartão de crédito único pode ser uma dor de cabeça imensa e torna o serviço mais caro para quem está contratando. 

No final do mês é preciso alocar um tempo só para saber quanto foi gasto com cada cliente para poder ser reembolsado. E na hora de pagar, o cliente acaba arcando com impostos da nota fiscal que não existiriam caso ele pagasse pelos anúncios diretamente.

Então, vamos para a solução que vai ajudar clientes, agências e freelancers:

Adicionando usuários a sua conta do Facebook Ads


O primeiro passo é acessar a área de gestão de anúncios do Facebook: o Ads Manager. Para ganhar tempo, você pode clicar direto nesse link: Facebook Ads Manager.







Na página com as informações das campanhas, agora é preciso ir até a área de configurações (settings):





Na tela de Settings, basta descer a barra de rolagem até a área de Usuários da Conta de Anúncios:




Ao clicar no botão "Add a User" (adicionar usuário), abrirá uma janela para que você possa escolher o usuário e informar qual o tipo o perfil dele na conta: Admin, Advertiser e Analyst. O usuário pode ser localizado por nome (caso esteja na sua lista de amigos) ou por email.







Pronto! Agora um novo usuário está habilitado para auxiliar você na gestão dos anúncios.




Sobre as permissões de uso na conta de Facebook Ads


No quadro abaixo, você tem um resumo sobre o que cada perfil de usuário poderá fazer na sua conta de anúncios:



Contas do Facebook Ads prontas para trabalhar!


Agora, o freelancer ou a agencia têm acesso a uma lista com as contas que estão habilitados a trabalhar no Facebook Ads Manager.

Basta acessar o menu e escolher qual cliente você vai trabalhar nas campanhas agora:





Segurança para o dono da conta de anúncios


Uma preocupação geral de quem de quem fornece a permissão da conta de anúncios para outro usuário é se ele terá acesso aos dados do cartão de crédito. Se é o seu caso, pode ficar tranquilo. O Facebook oculta as informações de pagamento para o usuário que tem acesso a conta de anúncios. Abaixo um printscreen da página de Settings da conta de um cliente. Perceba que a área com informações do cartão não aparecem para mim.





Mas atenção! De qualquer forma, é preciso ficar atento com a gestão no Facebook Ads feita por terceiros. O usuário com acesso a sua conta pode criar muitos anúncios estourando seu orçamento. A ferramenta ainda não tem uma opção para que você possa limitar o quanto o gestor da conta pode gastar. Quem sabe essa feature chega no futuro? Fica a dica, Mark! :)

Categories: ,

Deixe um Comentário: